APC Curitiba > Associação > Instituição
“Quem quiser ser lacaniano
que seja. Eu sou freudiano.”
(Jacques Lacan)

Instituição

A Associação Psicanalítica de Curitiba é uma instituição de transmissão e formação em Psicanálise, a partir das obras de Freud e de Lacan. Fundada em fevereiro de 1997, a APC norteia-se em seis vértices: transmissão, formação, ensino, clínica, exposição aos pares e prática da psicanálise em extensão, conforme enunciado em nossa carta de princípios.

Considerando que a Psicanálise não se aprende na escola mas na vivência mesma da experiência analítica, a instituição se propõe como um lugar de transmissão e troca dos efeitos desta experiência, no ensino dos conceitos teóricos, na formação que ocorre em seus diferentes espaços de trabalho, na discussão de casos clínicos.

Como esta transmissão produz efeitos naqueles que atravessam esta experiência, a instituição também visa interlocução com a polis, para que a circulação do discurso psicanalítico ultrapasse os limites institucionais e seja mais um dos discursos que circulam na contemporaneidade.

A transmissão na APC pretende-se plural: para mediar a aproximação aos textos de Freud e de Lacan são vários os ensinantes que circulam pelo lugar de mestria, bem como convidados de outras instituições.